Porto Alegre recebe o Festival Internacional do Churrasco em sua segunda edição

Evento ocorre no dia 20 de abril, no Parque Harmonia, com 6 horas de open food

Porto Alegre se prepara para receber o Expochurrasco 2024, um festival internacional que celebra a arte e a cultura do churrasco. O evento, que acontece no dia 20 de abril (sábado), no Parque Harmonia (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), tem o propósito de unir toda a cadeia que envolve os assados, desde o produtor rural, passando por frigoríficos, casas de carnes, supermercados até chegar à mesa do consumidor.

O Expochurrasco é construído sobre quatro pilares fundamentais: gastronomia, entretenimento, tecnologia e sustentabilidade. O objetivo é criar uma experiência única para o público durante as 6 horas de open food, que ocorre das 12h às 18h. Para acolher todos os participantes, o espaço contará com acessibilidade e áreas exclusivas kids e de longevidade.

Mais que um festival que reúne atrações e experiências gastronômicas, o Expochurrasco estimula o consumo consciente de todas as proteínas animais (carnes bovina, ovina, suína, bubalina, aves, peixes e exóticas), destacando a importância destes alimentos no estímulo à qualidade de vida das pessoas.

O evento deve repetir a fórmula de sucesso da primeira edição, mas, segundo a organização, o Expochurrasco, em 2024, está com um cardápio de atrações ainda mais diverso e focado em proporcionar experiências para todos os visitantes.

Expochurrasco 2024 terá seis horas de open food no Parque Harmonia

“Vamos receber cultura gastronômica de 16 estados brasileiros e outras 12 delegações internacionais. O Expochurrasco traz para Porto Alegre a grande final do Campeonato Brasileiro de Churrasco com a escolha dos representantes no Mundial de Assadores, que acontecerá no Uruguai, em setembro deste ano”, revela Edi Dagre, presidente da Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs e curador gastronômico do evento.

Ainda, acontecerá o Desafio Ancestral de Churrasqueiros com a participação de representações de doze países, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos e Brasil. “O público poderá provar os assados típicos de todas estas regiões”, acrescenta o Chef Dagre.

Mais de 40 estações de degustação de carnes
Os participantes terão a oportunidade de degustar uma variedade de carnes em mais de 40 estações de degustação. Isso inclui carne bovina, bubalina, ovina, suína, aves, peixes e várias carnes exóticas preparadas de maneiras únicas. Durante o dia, também será realizado o Festival do Chimarrão. No dia 24 de abril, será comemorado o “Dia Nacional do Churrasco” e o “Dia Nacional do Chimarrão”. A data do Expochurrasco procura proximidade destes dois momentos importantes para fazer referência à cultura do Rio Grande do Sul.

O Expochurrasco também contará com um festival de chopes artesanais gaúchos, dos mais variados tipos: Pilsen, Weiss, Larger, Stout, APA, IPA e Red Ale. O cuidado e a atenção para o preparo dos alimentos também é uma prioridade do Expochurrasco 2024, que conta com a consultoria de Cristina Farah, responsável pela auditoria e instrução sobre o manejo correto dos alimentos durante o festival.

Shows musicais agitam o evento
O evento contará com a presença de personalidades conhecidas, como o show do cantor e locutor esportivo do Grupo RBS, Pedro Ernesto Denardin. A cantora gaúcha e influenciadora digital, Lara Rossato, também é presença confirmada. O cantor e churrasqueiro gaúcho, Cezar Santos, e o gaiteiro gaúcho Renato Borghetti, com mais de 40 anos de história na música brasileira e internacional, integram as atrações.

A combinação entre churrasco e música também não poderia faltar. Na edição 2024, o Expochurrasco tem uma música especialmente produzida para o evento, já disponível nas redes sociais do festival. O nome desta canção inédita é “Lugar de Encontro”, composição e gravação da cantora Lara Rossato.

Comprometimento com a sustentabilidade

O Expochurrasco 2024 está comprometido com a sustentabilidade. Iniciativas incluem a doação de carnes a entidades beneficentes, fomento à reciclagem com coleta simultânea de lixo no evento e controle das emissões de carbono, com certificação de compensação das emissões. No ano passado, o festival já reverteu alimentos para entidades que atendem projetos voltados à população socialmente vulnerável.

Conheça os embaixadores

A edição 2024 do Expochurrasco conta com embaixadores que amplificam a relevância e importância do festival. Conheça eles:

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo João Santin, é um dos embaixadores confirmados. Santin é presidente do International Poultry Council (IPC), vice-presidente da Associação Latino- Americana de Avicultura (ALA), presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ovos Brasil (IOB) e Presidente da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura.

André de Salles Pinaud Madruga também integra a lista de embaixadores do festival. É sommelier de Carnes FAVET – UBA e membro da Associação de Sommeliers de carnes da Argentina. Possui diplomatura em qualidade de carnes pela Universidade Nacional de Córdoba e produtor ganadero con certificatión organic USDA | IBD.

A cantora gaúcha e influenciadora digital dos pampas do Rio Grande do Sul, Lara Rosseto, também é embaixadora da Expochurrasco. Lara possui mais de 140 mil seguidores nas redes sociais. O ex-secretário de Estado de Inovação e Tecnologia, Alsones Balestrin, faz parte do grupo dos embaixadores. Balestrin é Conselheiro de Administração e Co-Fundador Startup Academy.

Também integra a relação dos embaixadores Jorge Fernando Krug Santos, ex-Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul. Ele foi o responsável pela criação da Unidade de Cyber Security, onde atuou como Superintendente por oito anos, e como Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação por quase nove anos. Primeiro membro da América Latina eleito para um assento no Conselho de Global do PCI (Payment Card Industry) estabelecendo padrões de segurança global para os pagamentos e cartões.

Ingressos
Os ingressos para o Expochurrasco 2024 já estão disponíveis para compra no site oficial do evento: expochurrasco.com.br e na plataforma gaúcha Tri.RS. Os ingressos já estão no segundo lote. Há opções de ingressos individuais e camarotes para grupos de amigos e empresas.

Patrocínio

O Expochurrasco 2024 tem o Banrisul e Sicredi como patrocinadores oficiais do evento.

Propósito Comunicação Corporativa
Assessoria de imprensa
(54) 99285.3395

Compartilhar esse post em: